PROPOSTA DE REDAÇÃO:

Após a leitura dos textos de apoio abaixo, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Saúde mental dos jovens e o impacto da tecnologia na pós-modernidade”, com apresentação de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Não se esqueça de selecionar os melhores argumentos para defesa de seu ponto de vista, e inseri-los em um texto coerente, organizado e coeso.

(Veja outros tema em: Temas de redação para praticar – Meandros da Escrita)

TEXTO 1:

Disponível em: http://www.willtirando.com.br/anesia-417/

TEXTO 2:

“Há uma clara relação entre o uso excessivo de redes sociais, jogos violentos e aplicativos de filmes e séries com o surgimento de sintomas de depressão, ansiedade patológica, isolamento social e privação de sono. Na juventude, o excesso de tecnologia faz com que o indivíduo passe a maior parte do tempo interagindo virtualmente, o que afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.

Nesse universo virtual, há, ainda, outra problemática que não pode ser desconsiderada: a forma como as mídias sociais dominam a mente e influenciam o comportamento de adolescentes e jovens. Como esse grupo ainda está em fase de desenvolvimento, a menor capacidade crítica aumenta a vulnerabilidade a essas influências.

Por conseguinte, muitos jovens acabam substituindo a vida social pela online com muita naturalidade. Para eles, isso é algo comum, já que cresceram na Era Hi-tech e sob a influência dos smartphones e de tantos outros dispositivos eletrônicos. Igualmente preocupante é o vício em jogos eletrônicos, problema que afeta consideravelmente a vida de muitos jovens internautas. 

A situação é tão preocupante que, no ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o vício em jogos eletrônicos na classificação das doenças mentais. Além disso, o problema foi comparado aos casos de dependência química, já que as consequências mentais e físicas são bem semelhantes aos efeitos que as drogas ilícitas causam no organismo de um jovem.

(…)

A felicidade momentânea desencadeada por um ‘like’ pode aliviar temporariamente os sentimentos de solidão. Entretanto, esse tipo de “aprovação virtual” nem sempre supre os anseios mais profundos e, com isso, acaba aumentando a solidão e os sentimentos de frustração e angústia.

Ainda que pareça satisfatória, essa interação virtual não pode substituir a socialização por completo. A maioria dos adolescentes e jovens que se sentem “offline” em relação à vida se valem das mídias sociais para tentar neutralizar a dor e compensar o vazio emocional ou habilidades sociais menos desenvolvidas. Porém, essa vertente comportamental acaba gerando um ciclo vicioso, visto que pode exacerbar a solidão e resultar em graves prejuízos à saúde mental.

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As inseguranças resultantes das questões emocionais são facilmente percebidas pelos colegas durante a interação nas mídias sociais. Por conseguinte, os mal intencionados podem, apenas por diversão, disseminar palavras, emojis e imagens violentas ou até mesmo ofensas para humilhar quem está do outro lado da tela.

Esse tipo de “violência digital” direcionado às vítimas de cyberbullying influencia bastante o estado psicológico do jovem mais vulnerável. Na juventude, a sensibilidade e as emoções estão à flor da pele, o que aumenta a probabilidade de se sentir ofendido com mais facilidade. Nos casos mais extremos, esses ataques recorrentes de cyberbullying pode até mesmo levar à automutilação ou à decisão pelo suicídio.

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Amplamente divulgado pela mídia, um estudo feito com 10 mil jovens canadenses com idade entre 12 e 14 anos revelou que quem passa mais de cinco horas por dia em redes sociais tem mais de 50% de chance de sofrer de depressão.

Para os jovens, a constante exposição às imagens que sugerem vidas perfeitas — ou rostos com aquela beleza fenomenal — já é suficiente para reduzir a autoestima e levar ao sentimento de inferioridade. Ainda que a maioria das postagens sejam apenas ostentação e cada detalhe das fotos elaborado no Photoshop, a falta de maturidade emocional contribui para o aumento das crises depressivas.

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Ainda que o uso de tecnologias represente benefícios, é preciso atenção e cuidados especiais para ajudar os jovens e adolescentes a superar os impactos negativos desse problema sobre a saúde mental e física.

Disponível em:

https://hospitalsantamonica.com.br/impacto-da-tecnologia-na-saude-mental-dos-jovens-um-sinal-de-alerta/

 

 

TEXTO 3:

“Vivemos o momento histórico denominado de pós-modernidade, cujas características implicam mudanças significativas provocadas e vivenciadas pelo homem. Entre as mais evidentes, podemos apontar a globalização e o advento da tecnologia, que desencadearam tantas outras maneiras de relacionarmo-nos na atualidade. Uma época marcada por incertezas, pelo imediatismo, pelo consumo, pelo hedonismo, pela exacerbação do individualismo, pela liquidez das relações, pela apologia à beleza, à forma física e à juventude; pelo espetáculo, pelo sucesso e fama a qualquer preço. Mas, também, é um momento assinalado por maior aceitação de novos tipos de relacionamentos e de configurações familiares; por uma nova forma de convivência: a virtual; e pelo surgimento de novas tecnologias, incluindo os diversos recursos que encontramos com o advento da internet, tais como diversidade das fontes de informação, o acesso em tempo real às notícias e acontecimentos mundiais, as ferramentas de busca, o comércio virtual, as redes sociais, o email, os blogs, os fóruns de discussão, o ensino a distância, a videoconferência, o compartilhamento instantâneo de dados (imagens, sons, vídeos, fotos, filmes etc.), entre outros.

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De acordo com Justo (2005), há uma influência evidente da sociedade contemporânea no concernente à transitoriedade, à brevidade e à instabilidade dos vínculos e contatos sociais. Como consequência da modernidade líquida, temos relações interpessoais mais frágeis – tudo passa a ser temporário, fluido, passageiro.

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De qualquer forma, o acesso às informações, a interatividade e a conectividade marcam a relação entre os jovens pós-modernos e os dispositivos eletrônicos. Essa dinâmica afeta a experiência social deles, além de revelar novos modos de comunicação. Para Moura (2013), os jovens usam a internet em seus dispositivos móveis como espaço de inclusão que lhes permite adquirir o poder de instituições tradicionais, até então negado a eles. É nesse espaço que se sentem incluídos socialmente” 

BOZZA, Thais Cristina Leite, “O uso da tecnologia nos tempos atuais: análise de programas de intervenção escolar na prevenção e redução da agressão virtual”, 2016