Vamos entrar no universo da literatura e desfrutar de momentos de reflexão? 

A ideia de dar oficinas de educação emocional por meio de contos começou quando percebi o poder da linguagem literária na formação e no bem-estar emocional das crianças.  Contar histórias é uma atividade milenar que nossos ancestrais faziam em volta da fogueira, com a intenção de passar os ensinamentos para toda a tribo.

Lendas, contos de fadas, mitos, fábulas… não importa, todas essas histórias dialogam com o inconsciente das crianças e promovem: o processo reflexivo sobre o mundo e a vida através de metáforas; o desenvolvimento sócio emocional e o linguístico; o aumento do repertório de imagens mentais e a conexão com a nossa essência humana.

Aliadas às histórias, o projeto contempla atividades de expressão artística no final das oficinas, para que a criança possa elaborar suas sensações, emoções e aprendizados após a leitura dos contos.  As oficinas funcionam através do diálogo e sintonia entre a criança e a facilitadora, uma vez que acredito, conforme a teoria sociointeracionista de Vygotsky, que o desenvolvimento do ser humano se dá pela interação com o outro.

As oficinas têm  três pilares essenciais:

  • Aprendizado de competências socioemocionais
  • Aumento de repertório cultural e linguístico
  • Desenvolvimento  da criatividade  através de técnicas de expressão artística

As oficinas duram 1 hora e são divididas em 4 momentos:

1 – Momento de descontração, empatia e relaxamento 

2 – Leitura ou contação do conto

3 – Análise do conto e aprendizado socioemocional

4 – Técnicas de expressão artística para elaboração  psíquica da experiência