O psicopedagogo clínico pode atender pessoas de qualquer idade que queiram melhorar sua relação com o aprendizado, a fim de superar dificuldades ou aperfeiçoar habilidades.
O público mais comum nos consultórios é de crianças e adolescentes que têm dificuldades pedagógicas ou sociais, as quais são geralmente percebidas pela escola ou pela família. Neste caso, o psicopedagogo irá investigar se as causas das dificuldades são devido a problemas metodológicos do ensino, a problemas emocionais, sociais ou se o aluno apresenta algum transtorno da aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia) ou do neurodesenvolvimento que esteja comprometendo sua dinâmica escolar.
A psicopedagogia é capaz de dar suporte aos alunos especiais que apresentam transtornos diversos, como o transtorno do espectro do autismo, a síndrome de down, entre outros, buscando desenvolver melhores formas do indivíduo aprender.
Além disso, o psicopedagogo também oferece assessorias para escolas e professores com relação a avaliações do ensino e planejamento de metodologias mais eficazes.