O que esperar da prova de redação que dá ingresso a uma das melhores universidades do país, a USP (Universidade de São Paulo)?
Para começar a se preparar, saiba que a redação da FUVEST é aplicada apenas na segunda fase do vestibular, no mesmo dia da prova de português. Porém, não deixe para estudar redação só depois da primeira fase. Para ter uma boa competência linguística e desenvolver bem sua escrita, precisa começar a treinar o quanto antes.
Uma boa dica no dia do vestibular é fazer a prova de redação primeiro, quando você está com a “cabeça fresca”. Depois, faça as questões. Por último, volte para revisar o texto que escreveu e passe a limpo na folha final. Desta forma, tomará um certo distanciamento da escrita e ficará mais fácil notar algum errinho de gramática que escapou.
Falando nela, dominar a gramática da norma culta da Língua Portuguesa é essencial para alcançar uma boa nota. Mas antes de entender quais são os itens que é preciso atentar-se para garantir uma nota alta, vamos saber qual gênero de texto é cobrado.
Qual texto é cobrado na redação FUVEST?
A FUVEST, como a maioria dos vestibulares do país, solicita que os alunos escrevam uma dissertação-argumentativa na prova de redação. Este gênero é caracterizado por um texto que possui uma tese central, ou seja, uma ideia defendida sobre o tema, seguida por argumentos que irão sustentar essa tese.
Para resumir, a dissertação-argumentativa pode ser estruturada da seguinte forma:
-
No primeiro parágrafo, será apresentada a Introdução, em que você irá apresentar o tema a ser tratado e formulará sua tese sobre este.
-
Os parágrafos seguintes trarão o Desenvolvimento, onde estarão detalhados os argumentos. Em média, dois ou três parágrafos são suficientes nessa etapa.
-
O último parágrafo fechará seu texto com uma boa Conclusão.
Para que serve a coletânea de textos que vem junto com a prova?
Sua prova de redação virá com alguns textos de apoio ou trechos de textos que servem para te ajudar a pensar criticamente sobre o tema. Estes textos devem ser lidos atentamente, mas nunca copiados. No entanto, você poderá dialogar com alguns trechos ou com a temática proposta em cada um deles, uma vez que todos tratarão do mesmo assunto da redação.
Não se esqueça que o examinador espera que você tenha um pensamento crítico e argumentativo sobre o tema, e não desvie da proposta solicitada.
Quantas linhas tem a redação da FUVEST?
Esta informação você deve verificar nas instruções da prova, mas, geralmente, deve-se escrever no mínimo 20 linhas e não ultrapassar 30. Lembre-se de caprichar na letra, pois se o examinador não entender o que está escrito, pode perder pontos.
Enfim, sobre o que devo atentar-me ao escrever para garantir uma nota alta?
Para escrever uma boa redação, tome cuidado para seguir a estrutura do gênero dissertação-argumentativa, mostrando que é capaz de defender suas ideias com argumentos adequados.
Além de saber defender seu ponto de vista, o texto deve estar coerente, coeso, bem organizado e articulado. Deve-se usar conjunções suficientes para ligar os períodos e parágrafos, e exibir uma sequência de ideias lógicas do começo ao fim do texto. Assim, busque aperfeiçoar sua escrita para que ela fique clara e convincente.
Por último, não se esqueça da Norma Culta da Língua Portuguesa, evitando erros de ortografia, pontuação, e gramática em geral.
O que fazer para não zerar a redação FUVEST?
Preste atenção nos seguintes itens:
1 – Não fuja do tema.
2 – Escreva um texto de acordo com o gênero solicitado: dissertação-argumentativa.
3 – Não escreva frases ou desenhos que não tenham ligação com o tema da proposta.
4 – Escreva no mínimo 20 linhas.
Qual a diferença da redação no ENEM e na FUVEST?
- A principal diferença é que na prova da FUVEST é obrigatório que a redação tenha um título. Já no ENEM, é optativo. Mas, cuidado ao criar seu título, pois ele é a primeira impressão da sua redação. Este deve ser curto, objetivo, ter grande proximidade com o conteúdo do texto, além de causar um bom impacto para o leitor.
- As duas provas, ENEM e FUVEST, trazem o mesmo gênero de texto: a redação dissertativa-argumentativa. No entanto, se a estrutura do texto é a mesma, há uma diferença: na redação FUVEST não é solicitada uma proposta de intervenção sobre o tema, o que é obrigatório no ENEM.
Agora que você conhece melhor a prova de redação da FUVEST, comece a estudar com a gente e garanta sua vaga na universidade dos seus sonhos!
Artigos Relacionados
Image

Maíra Pereira é psicanalista, psicopedagoga e professora particular de Língua Portuguesa e Redação. É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, possui Pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e atua também como revisora de textos em Língua Portuguesa.