Muitas crianças, e até mesmo adultos, possuem grandes dificuldades em leitura. Alguns têm problemas ao identificar as palavras no texto, e outros, apesar de lerem fluentemente, têm problemas em compreender o que está escrito. Essas dificuldades comprometem muito o entendimento do conteúdo de todas as matérias escolares, pois até em uma prova de matemática é preciso compreender o enunciado da questão. Na vida profissional, a dificuldade em leitura também ocasiona vários problemas práticos ou de evolução na carreira.
Mas quais são as habilidades principais necessárias para a leitura?
A leitura competente prevê que o indivíduo combine um bom reconhecimento de palavras, também chamado de decodificação, aliado à compreensão linguística.
A decodificação contribui para a identificação das letras, sílabas e consequente reconhecimento do vocabulário, portanto, é reflexo da forma como a alfabetização concretizou-se em sua vida escolar. Uma rápida decodificação permite o acesso mais rápido ao significado das palavras, influenciando em uma melhor fluência e compreensão do sentido.
A segunda habilidade necessária, a compreensão linguística, trata-se da capacidade do leitor compreender a linguagem oral, em seus aspectos sintáticos, de vocabulário, etc.
Portanto, essas duas habilidades são trabalhadas nos atendimentos psicopedagógicos voltados para indivíduos com dificuldades em leitura.
Além disso, o potencial de leitura deve ser estimulado incentivando o maior acesso aos livros e o hábito de ler ou ouvir histórias.
Artigos Relacionados
Image

Maíra Pereira é psicanalista, psicopedagoga e professora particular de Língua Portuguesa e Redação. É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, possui Pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e atua também como revisora de textos em Língua Portuguesa.