Umas das coisas que entendi e não deixei de acreditar, é que na Educação
trilhamos um caminho, uma estrada que é chamada de Metodologia.
Metodologia não é somente o método que usamos, as técnicas, abrange todo o
universo presente no mundo educativo e suas relações.
Parte de como “estruturar toda a lógica do processo de conhecimento que vai
se desenvolver através da nossa estratégia educativa”(1).
Publicações Pedagógicas apresentam Concepções de Educação que tentam
classificar as opções de caminhos, baseados na História da Educação.
Na minha aprendizagem sobre as Concepções, escolhi a do Programa de
Alfabetização BBEducar que traz as características principais de 4 concepções.
São elas: Tradicional, Liberalista, Tecnicista e Libertadora.
Tradicional
– Tem origem no período aristocrático e feudal, século X, inspirada nas práticas
pedagógicas cristãs da antiguidade e medievais.
– Considera o Ser Humano um ser corrompido, submisso e inferior.
– Concepção de Educação: doutrinária, reprodutora, mantenedora da opressão
e elitista.
– Os conteúdos são verdades acumuladas e transmitidas de geração e
geração. Ênfase no saber erudito.
– Na relação professor-aluno considera o Professor o centro do processo
educativo, transmissor do conhecimento. Já o aluno, receptor passivo e
obediente ao mestre.
– O Método centra-se no professor através de aulas expositivas e com fixação
da aprendizagem.
– Na Avaliação usa-se provas escritas e orais sobre a totalidade do estudo
acumulado.
Liberalista
– Surge no Humanismo Renascentista, século XV e XVI, e no Liberalismo
Burguês no século XVIII. Culmina com a Escola Nova no início do século XX.
– Aqui o Ser Humano é naturalmente bom, livre, capaz de decidir.
– A Educação centra-se no educando, preocupação com a autonomia do aluno
e respeito à individualidade.
– O conteúdo tem papel secundário e dá ênfase nos processos de
desenvolvimento das relações.

– O professor é o facilitador do processo enquanto o aluno, o centro do
processo e autor da sua própria experiência.
– O método usado é a não-diretividade, trabalho grupal, jogos, ludicidade.
A Avaliação se dá na observação e avaliação do processo de aprendizagem.
Tecnicista
– Modelo capitalista que surge nos meados do século XX, inspirado no
positivismo de Augusto Comte, século XIX
– Considera o Ser Humano condicionado pelo meio físico-social, produtivo,
adaptado à sociedade.
– A Educação, nessa linha, é considerada modeladora do comportamento
humano, voltada para o aperfeiçoamento da ordem social vigente.
– O conteúdo estudado é técnico-profissional, observável e mensurável, e
baseado nas leis e princípios científicos.
– Aqui o professor é um técnico de ensino, especialista, cientista que repassa
os roteiros. O aluno, o receptor das informações que registra e fixa o
conhecimento adquirido.
– Como método, usa-se a ênfase na tecnologia educacional com instruções
programadas e abordagem sistemática.
– Observação e verificação do atingimento de objetivos compõem a Avaliação.
Libertadora
– Surge no Brasil nos anos 1960, com a experiência de Paulo Freire na
Educação de Adultos. Inspira-se nos pressupostos da Dialética de Sócrates
(século IV a.C.)
– O Ser Humano é histórico, crítico, agente de transformação social.
– A Educação é um processo de formação e fortalecimento da consciência de
classe. Torna-se um instrumento para a transformação social.
– Os conteúdos são temas geradores extraídos da problematização da vida dos
educandos.
– O professor e o aluno são sujeitos no ato do conhecimento. O professor é o
agente medicador no processo de construção do conhecimento.
– O método é o diálogo que acontece na ação-reflexão-teorização-ação.
– A avaliação se dá permanentemente durante o processo de acompanhamento
do desenvolvimento da aprendizagem.

Como disse acima trata-se de um resumo das características das principais
Concepções de Educação. Foi elaborado por alfabetizadores-formadores do

Programa BB Educar da Fundação Banco do Brasil, com o intuito de dar ao
educador uma visão geral das maneiras que podemos ver a prática
educacional. Existem outras concepções que variam dessas aqui
apresentadas.
Todas elas são capazes de educar norteando os seus objetivos próprios. E são
aplicadas mediante modelo educacional da política adotada. Vai depender da
Metodologia que deve ser a visão global que orienta o processo educativo, que
dá unidade e coerência a todos os elementos que nela intervém, a todos os
momentos e a todos os passos deste processo.

(1) Cadernos de textos do Programa BBEducar(FBB)