O advento da internet possibilitou um avanço das formas de comunicação e permitiu um
maior acesso à informação. No entanto, a venda de dados particulares de usuários se mostra
um grande problema. Apesar dos esforços para coibir essa prática, o combate à manipulação
de usuários por meio de controle de dados representa um enorme desafio. Pode-se dizer,
então, que a negligência por parte do governo e a forte mentalidade individualista dos
empresários são os principais responsáveis pelo quadro.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para
combater a venda de dados pessoais e a manipulação do comportamento nas redes.
Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da
população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades,
grandes empresas sentem-se livres para invadir a privacidade dos usuários e vender
informações pessoais para empresários que desejam direcionar suas propagandas. Dessa
forma, a opinião dos consumidores é influenciada, e o direito à liberdade de escolha é ameaçado.
Outrossim, a busca pelo ganho pessoal acima de tudo também pode ser apontado como
responsável pelo problema. De acordo com o pensamento marxista, priorizar o bem pessoal
em detrimento do coletivo gera inúmeras dificuldades para a sociedade. Ao vender dados
particulares e manipular o comportamento de usuários, empresas invadem a privacidade dos
indivíduos e ferem importantes direitos da população em nome de interesse individuais. Desse
modo, a união da sociedade é essencial para garantir o bem-estar coletivo e combater o controle
de dados e a manipulação do comportamento no meio digital.
Infere-se, portanto, que assegurar a privacidade e a liberdade de escolha na
internet é um grande desafio no Brasil. Sendo assim, o Governo Federal, como instância
máxima de administração executiva, deve atuar em favor da população, através da
criação de leis que proíbam a venda de dados dos usuários, a fim de que empresas que
utilizam essa prática sejam punidas e a privacidade dos usuários seja assegurada. Além
disso, a sociedade, como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais,
deve atuar em conjunto e combater a manipulação e o controle de informações, por meio de
boicotes e campanhas de mobilização, para que os empresários sintam-se pressionados pela
população e sejam obrigados a abandonar a prática.
Afinal, conforme afirmou Rousseau: “a vontade geral deve emanar de todos para ser
aplicada a todos”.
Fonte: INEP
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Maíra Pereira é psicanalista, psicopedagoga e professora particular de Língua Portuguesa e Redação. É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, possui Pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e atua também como revisora de textos em Língua Portuguesa.