Será que seria bom para meu filho realizar sessões de psicopedagogia? Como uma psicopedagoga poderia ajudá-lo?

As sessões de psicopedagogia auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem escolar, como em outros tipos de aprendizagem no dia-a-dia. Pessoas com algum tipo de deficiência, como o autismo ou a síndrome de down podem ter o ritmo de aprendizagem diferente dos demais colegas na classe, ou podem aprender de uma maneira bem peculiar. Então, seria o papel da psicopedagoga entender como estes indivíduos aprendem e estimular seu aprendizado nas sessões de psicopedagogia. Mas não apenas os alunos com necessidades especiais precisam da psicopedagogia, pois as sessões ajudam também em outros tipos de dificuldades, como aquelas com causas emocionais, de metodologia de ensino, de defasagem de conteúdo escolar, etc.

Em alguns casos, o aluno está atrasado em apenas em alguma matéria, como a matemática e a língua portuguesa, ou no processo de alfabetização, o que, da mesma forma, a psicopedagoga poderia ajudá-lo. Assim, o atendimento psicopedagógico é indicado para seu filho se ele precisar de um acompanhamento escolar ou melhorar suas capacidades cognitivas e de relação com o conhecimento acadêmico.

Para atendê-lo, fazemos primeiramente uma avaliação de quais as causas das dificuldades de aprendizagem através de entrevista com os pais, com a escola, e sessões lúdicas com o aluno, a fim de entender suas necessidades. Depois da avaliação, é iniciada a intervenção psicopedagógica, que poderá ser apenas um acompanhamento escolar, ou também sessões com jogos de raciocínio, estímulos das funções cognitivas e executivas,  ou aprendizagem baseada em contextos lúdicos, em que priorizamos o interesse do aluno.

Saiba que muitas dificuldades escolares são passageiras, mas podem piorar no futuro se não houver um acompanhamento profissional adequado. Então, não hesite em fazer uma avaliação para entender as causas das dificuldades de aprendizagem do seu filho e qual a melhor maneira de ajudá-lo.