Como as sessões de ABA podem ajudar crianças com autismo e síndrome de Down?

A intervenção em  ABA é a parte aplicada de uma ciência chamada Análise do Comportamento.  Neste sentido, iremos trabalhar para diminuir os comportamentos desadaptativos da criança, da mesma forma em que ensinamos atitudes e competências positivas para o seu desenvolvimento e qualidade de vida.

Uma vez que algumas pessoas com Síndrome de Down ou Autismo (TEA) podem demorar mais para atingir alguns marcos do desenvolvimento infantil, ter dificuldades no aprendizado de habilidades acadêmicas ou  apresentar comportamentos inadequados socialmente, então o ensino comportamental mais adaptativo irá ajudá-las a crescer de forma independente e facilitará a diminuição das crises emocionais.

Para que isso ocorra, a ABA utiliza reforçadores que estimulam o aprendizado através das consequências de um comportamento. 

Mas o que são reforçadores?

Reforçadores podem ser qualquer coisa que favoreça com que a atitude da criança se repita. Por exemplo, ao ensinar a criança a escovar os dentes, podemos elogiá-la ou dar um abraço apertado para que ela volte a repetir o mesmo ato com frequência. Ou ainda, ensinando matemática ou no processo de alfabetização, podemos estimulá-la dando seus brinquedos de sua preferência.

Então, fazemos uma avaliação de tudo que a criança gosta, que poderia funcionar como reforçadores das atividades nas sessões, como brinquedos, elogios, contato físico, etc. Assim, aprender novos comportamentos torna-se prazeroso para a criança com Síndrome de Down ou Autismo, que terão seu ritmo de aprendizado e desenvolvimento aumentado ao longo das sessões de ABA.

Para uma intervenção em ABA eficaz, também é necessário o apoio e a participação ativa da família, que será atendida em sessões de orientação de pais ao longo do cuidado com a criança. 

 

Para saber mais sobre a ABA (Análise do Comportamento Aplicada), leia também:

O que é ABA? Como é aplicada ao TEA? – Meandros da Escrita

Ou entre em contato e agende uma avaliação de seu filho!